quarta-feira, 11 de maio de 2011

Linha Margaret Mee

 majestosa flora brasileira, com a maior biodiversidade vegetal do planeta - mais de 55 mil espécies de plantas conhecidas - já foi fonte de inspiração para uma infindade de artistas. Contudo, nenhum foi tão importante quanto Margaret Mee, na documentação, defesa e conservação de seus ecossistemas.

Inglesa nascida em Chesham, Margaret Ursula Mee estudou arte em Londres e mudou-se para o Brasil, em 1952, para lecionar arte na Escola Britânica de São Paulo.
Apaixonada por plantas e pela natureza, Margaret especializou-se como artista de botânica pelo Instituto de Botânica de São Paulo em 1958, explorando a floresta tropical e, mais especificamente, o estado do Amazonas. Dentre as espécies que mais desenhou estão as bromélias e as orquídias.



Com delicadeza dos traços e fidelidade aos minuciosos detalhes, Margaret Mee tornou-se uma das mais importantes ilustradoras botânicas do século XX. Catalogou inúmeras espécies da mata atlântica, registradas em 400 em pranchas em guache, 40 sketchbooks e 15 diários. Espécies que sem o seu trabalho jamais teriam sido admiradas em toda a sua beleza, nem estudadas em todas as suas nuances.




Para comemorar sua vida e trabalho, a Granado desenvolveu a linha Margaret Mee, em parceria com a Fundação Botânica Margaret Mee.

Os produtos possuem extrato de orquídea em sua fórmula (que são altamente antioxidantes), a embalagem é adornada com ilustrações da artista, e 10% do valor das vendas são revertidas para a Fundação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário